As Vantagens da Educação à Distância

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

A educação à distância (ead) deu um salto no Brasil, são inúmeros cursos oferecidos pela internet e muitas vantagens, mas alguns cuidados e exigências devem ser detalhadamente seguidos antes de matricular-se em um curso semipresencial.

aluno com notebook, aluna estudando no notebook pela internet, estudos na internet

Uma das vantagens da educação à distância (ead) ou cursos semipresenciais é a existência de tutores presenciais e pela internet. Na internet, o aluno se comunica com os professores de forma rápida e fácil quando estão em cursos de graduação semipresencial, no entanto, nos cursos de pós-graduação à distância a presença de tutores pode ser facultativa.

As vantagens da educação à distância são a inclusão social e a facilidade de acesso para o aluno. O aluno incluso em cursos semipresenciais são, em grande parte, alunos de classe baixa de grandes cidades e do interior que vêm de famílias com menor nível de escolaridade.

O governo impôs uma série de regras para obter uma melhor qualidade no ensino à distância. O MEC tem dois mecanismos de controle, um de regulação que credencia e autoriza o funcionamento do curso, e outro de supervisão que tem a função de colocar as instituições em supervisão para avaliar o cumprimento da qualidade dos cursos.

Os cuidados que o estudante deve ter para a instituição em que pretende matricular-se é observar se a instituição é conhecida por sua qualidade, se possui tutores presenciais e a avaliação da instituição de ensino por alunos conhecidos.

graduados, formandos do nível superior, imagem de profissionais graduados
Toda instituição que ensina à distância precisa ter um material didático, abrangente e com linguagem adequada. Todo esse material deve ser impresso e posto na internet para download dos alunos. Outras recomendações é que o curso à distância tenha tutores presenciais e um sistema de avaliação cujas provas sejam aplicadas em 70% na sua forma presencial corrigidas por professores da instituição de ensino.

A instituição deve possuir um quadro maior de professores mestres e doutores do que as universidades normais, ou seja, os docentes precisam ser mais titulados porque abrangem mais alunos.