As Regiões do Brasil - Vegetação, Hidrografia, Relevo e Rios

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Os Estados do Brasil estão agrupados em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. As cinco regiões são diferentes em número de Estados, em população, em tamanho, em desenvolvimento e em aspectos naturais, como relevo e vegetação.

regiões do brasil, rios do brasil, vegetação do brasil, hidrografia brasileira, relevo do brasil

• Em tamanho, a Região Norte é o maior, mas é a menor em população.
• Em desenvolvimento, é a Região Sudeste.
• A “mais verde”, com maior área de floresta, é a Região Norte.
• A mais acidentada, isto é, a mais montanhosa, é a Região Sudeste.
A divisão do Brasil nas cinco regiões foi feita para facilitar o estudo e o conhecimento do País e de cada região. Isso favorece o desenvolvimento de programas especiais em determinadas áreas. Por exemplo, os programas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A vegetação da Região Nordeste


A vegetação do Nordeste é bastante variada. A vegetação característica é a caatinga.
Tipos de vegetação do Nordeste: caatinga, no sertão nordestino; cerrado, em pontos isolados da região; floresta tropical atlântica, em pequenos trechos do litoral, porque já se encontra muito devastada, floresta equatorial, que é uma parte da Floresta Amazônica e aparece a oeste do Maranhão; mata dos cocais, que se desenvolve principalmente nos Estados do Maranhão e Piauí; vegetação litorânea, que é constituída de mangues, nos terrenos pantanosos, coqueiros, etc.

Hidrografia da Região Nordeste


Na região Nordeste encontram-se dois tipos de rios:
os permanentes: aqueles que nunca secam.
São eles: Rio Parnaíba (na divisa do Piauí com o Maranhão), Rio Jequitinhonha (na Bahia), Rio São Francisco, conhecido também por Velho Chico (atravessa vários Estados do Nordeste), dentre outros.
os temporários: aqueles que secam durante os períodos de seca.
São eles: Rio Jaguaribe (no Ceará), Rio Piranhas (no Rio Grande do Norte), Rio Capiberibe (em Pernambuco).

Relevo da Região Sudeste


A Região Sudeste possui o relevo mais acidentado do Brasil. Nele podemos destacar alguns aspectos:
a Serra do Mar, que acompanha o litoral é onde está grande parte da Mata Atlântica;
a Serra da Mantiqueira, onde está o Parque Nacional de Itatiaia;
o Vale do Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra (MG);
o Vale do Paraíba, isto é, a região que fica entre a Serra do Mar e da Mantiqueira e que é cortada pelo Rio Paraíba do Sul;
a Baixada Fluminense (RJ)
a Baixada Santista (SP), entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico. Entre os picos mais elevados do Sudeste estão o Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó, e o Pico das Agulhas Negras, na Serra da Mantiqueira.

Os rios da Região Sudeste


Os rios da Região Sudeste, que são de planalto, têm grandes quedas e, por isso, são utilizados na produção de energia elétrica. As principais usinas são: Três Marias, no Rio São Francisco, o complexo hidrelétrico de Urubupungá (divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul) e Furnas, no Rio Grande (Minas Gerais).
As principais bacias da Região Sudeste são a do São Francisco a do Paraná e a do Leste.
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e dirige-se para o Nordeste, desaguando no Oceano Atlântico na divisa do Estado de Alagoas com Sergipe.
O rio Paraná é o segundo rio do Brasil em extensão e volume d’água. Nasce na união do rio Paranaíba com o rio Grande e dirige se para o Sul.
Existem outros rios como o Doce, o Jequitinhonha e o Paraíba do Sul, hoje sofrendo os problemas da poluição. Todos desaguam no Oceano Atlântico.

Relevo da Região Sul


A maior parte do relevo da Região Sul compõe-se de planaltos serras, destacando-se o Planalto Atlântico, a Serra do Mar e o Planalto Meridional. No Rio Grande do Sul, aparece as coxilhas, isto é, colina de pequenas altitudes.É a região dos Pampas, chamada Gaúcha.

Relevo da Região Centro-Oeste


Na paisagem natural da Região Centro-Oeste destacam-se os planaltos Central e Meridional e a planície do Pantanal Mato-grossense. Além das serras, existem também as chapadas ou chapadões, que são elevações planas no topo, como a chapada dos Guimarães e a dos Parecis.

Hidrografia da Região Centro-Oeste


Essa região é cortada por grandes rios. Alguns correm para o norte, como o rio Jurema, o Xingu e o Araguaia. Outros correm paro o sul, como o Paranaíba/ Paraná e o Paraguai, que corta o Pantanal. O rio Paranaíba, depois de receber o Rio Grande, passa a se chamar rio Paraná. É no rio Araguaia que está a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, que fica na divisa entre Mato Grosso e o Estado do Tocantins.

Tipos de vegetação


O cerrado, em geral, é formado por árvores não muito grandes com troncos retorcidos. O solo é coberto de capim alto, aproveitado pelo gado, que aí vive solto. No período de pouca chuva o capim seca e é queimado, empobrecendo o solo.