A participação da família é determinante no desempenho escolar. A maior parte dos casos de problemas na aprendizagem ou evasão escolar está ligado à falta de apoio dos pais com os filhos, quando o pai não acompanha seus filhos fica complicado o desenvolvimento educacional da criança.
O professor tem a obrigação de comunicar aos pais os problemas de aprendizagem do aluno. O aluno precisa ser acompanhado pelos pais e o professor orientado a comunicar os pais para que a criança aprenda a assumir responsabilidades.
Os pais precisam olhar as tarefas escolares que devem ser feitas, acompanhar a evolução das notas escolares, por os filhos para estudarem pelo menos uma hora por dia.
O acompanhamento dos pais permite que o filho obtenha maturidade quando assume as responsabilidades e são orientados quando cometem erros, estão presente nos conselhos, ajudam a fiscalizar a merenda e o material didático.
Dicas para a educação dos filhos
Os pais não precisam estar na escola o dia todo, precisam deixar a criança também ter sua própria autonomia, para que ela possa resolver seus problemas sozinha.
Incentivar e desenvolver os filhos com aulas de reforço e estimular as habilidades que seus filhos possuem, a exemplo do talento musical, artístico ou em números e evitar influencia-los com os interesses dos pais, o que pode gerar um grave problema no futuro.
Definir o horário do lazer da criança e os pais podem ajudar a desenvolver a criança brincando com seus filhos, porque a brincadeira estimula a aprendizagem. Jogar xadrez e dama com os filhos remete a uma maior confiança dos filhos com seus pais e ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e espacial.