Exercícios Resolvidos de Colocação Pronominal

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Exercícios Resolvidos de Colocação Pronominal para Concursos Públicos, Enem, Vestibular e Ensino Médio. Atividades de Colocação Pronominal com Gabarito, Simulado e Questões de Língua Portuguesa Resolvidas sobre Pronomes Oblíquos. Questões de Vestibular de Colocação Pronominal para o Sexto, Oitavo e Nono Ano.

1. O pronome que substitui corretamente o segmento grifado, respeitando também as exigências de colocação pronominal, está em:
a) não haveria limites para a atividade humana = não haveria-os.
b) detonando a questão das mudanças do clima = as detonando.
c) as principais produtoras criaram um sistema conjunto = criaram-no.
d) para aumentar a eficiência de hardwares e softwares = aumentá-los.
e) e promover a reciclagem = lhe promover.

2. A substituição da expressão grifada por um pronome correspondente está INCORRETA em:
a) ou de dominar o pincel = de dominá-lo.
b) analisa a noção de beleza = a analisa.
c) buscam uma idéia fundamental = buscam-lhe.
d) envolvem idéias, teorias e hipóteses = envolvem-nas.
e) teria influenciado a pintura = tê-la-ia influenciado.

3. Rubem Braga escreveu muitas crônicas, nutriu as crônicas com a matéria do cotidiano, fez as crônicas atingir um patamar que parecia interditado às crônicas, e notabilizou-se empregando todo o seu talento nas crônicas. Evitam-se as viciosas repetições e mantém-se a correção do período acima, substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por:
a) nutriu-as - fê-las atingir - a elas parecia interditado - nelas todo o seu talento.
b) nutriu-as - fez-lhes atingir - lhes parecia interditado - a elas todo o seu talento.
c) nutriu-lhes - as fez atingir - parecia-lhes interditado - em cujas todo o seu talento.
d) as nutriu - fez-lhes atingir - parecia interditado às mesmas - nelas todo o seu talento.
e) nutriu-lhes - fez elas atingirem - parecia-lhes interditado - nestas todo o seu talento.

Exercícios Resolvidos de Colocação Pronominal com Gabarito


4. Pesquisadores que ...... na defesa da ararinha-azul sabiam que ...... difícil impedir a extinção delas. A colocação pronominal está correta nas formas
a) se envolveram - seria-lhes
b) se envolveram - lhes seria
c) envolveram-se - lhes seria
d) envolveram-se - ser-lhes-ia
e) envolveram-se - seria-lhes

5. O tráfico de animais silvestres constitui prática ilegal. Para coibir a prática ilegal, as autoridades responsáveis montam barreiras nas estradas, o objetivo dessas barreiras é impedir as tentativas de exportar os animais silvestres. Para tornar o segmento acima inteiramente correto, é preciso substituir os trechos grifados pelos pronomes correspondentes, na ordem,
a) coibir-a - cujo o objetivo - exportá-los.
b) coibir ela - onde o objetivo - exportar-lhes.
c) coibir-na - onde o objetivo - exportá-los.
d) coibi-la - cujo objetivo - exportá-los.
e) coibi-la - que o objetivo - exportar-lhes.

Gabarito:
1.C 2.B 3.A 4.B 5.D

Exercicios de Pronomes Pessoais

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Exercicios de Pronomes Pessoais com Gabarito


Questões de pronomes pessoais para concursos públicos e para o vestibular!

1. A opção em que o termo não pode ser substituído pelo pronome pessoal oblíquo átono correspondente é

a) rejeitar o bar.

b) andar de skate.

c) comer uma pizza.

d) adotar o vocabulário.

e) importar o indispensável.


2. Em "Conceber o futuro é somar novos esforços àqueles já feitos anteriormente..." (L. 10-11), substituindo- -se o(s) complemento(s) verbal(ais) pelo(s) pronome(s) pessoal(ais) oblíquo(s) correspondente(s), segundo o registro culto e formal da língua, está correta a passagem reescrita em

a) Concebê-lo é somar novos esforços àqueles.

b) Conceber-lhe é somar novos esforços àqueles.

c) Conceber o futuro é somar-lhes àqueles.

d) Conceber-lhe é somar-lhes novos esforços.

e) Conceber o futuro é somá-los novos esforços.


3. O trecho "milhões de meninas entenderiam que o mundo da política também pertence a elas" (8º parágrafo), de acordo com as normas da língua culta, poderia também ser redigido da seguinte forma: "milhões de meninas entenderiam que o mundo da política também lhes pertence". Dos pares de frases em correspondência abaixo, aquele em que a segunda frase está INCORRETA, por não admitir o emprego do pronome LHE, é:

a) O mundo da política não agradou às meninas. / O mundo da política não lhes agradou.

b) O político não pagou às moças o trabalho realizado. / O político não lhes pagou o trabalho realizado.

c) As meninas não aspiravam ao mundo da política. / As meninas não lhe aspiravam.

d) Poucos políticos, percorrendo as periferias, assistiam aos necessitados. / Poucos políticos, percorrendo as periferias, lhes assistiam.

e) As meninas chamavam ao político de cidadão especial. / As meninas chamavam-lhe de cidadão especial.



4. Abaixo foram feitas alterações na redação da oração adjetiva no final do período "É possível utilizar a política para acelerar a aquisição de direitos e o fim do deficit de reconhecimento que as atinge" (6º parágrafo). Das alterações feitas, está INCORRETA quanto ao emprego do pronome relativo, de acordo com as normas da língua culta, a seguinte:

a) com que elas convivem.

b) de que elas se envergonham.

c) cuja existência está encoberta pelo preconceito.

d) contra o qual elas tanto lutam.

e) onde se reduz o papel da mulher na sociedade.


5. Com o tempo, o sarcasmo de Montesquieu tornou-se proverbial, mas no século XVIII temiam esse sarcasmo todos os que se sentissem objetos possíveis dele, já que o filósofo explorava esse sarcasmo com a arte de quem sabe tornar o sarcasmo uma arma mortal.

Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

a) temiam-no - lhe explorava - o sabe tornar.

b) lhe temiam - o explorava - lhe sabe tornar.

c) temiam-no - o explorava - sabe torná-lo.

d) temiam a ele - explorava-lhe - sabe torná-lo.

e) o temiam - explorava-o - sabe tornar-lhe.

6. A República, em que todos se tornaram juridicamente brancos, sucedeu a monarquia ... (2o parágrafo)

A expressão pronominal grifada acima completa corretamente a lacuna da frase:

a) As cenas de alegria, ...... torcedores agitavam bandeiras, ficaram gravadas na memória de todos.

b) Apesar dos esforços para a conquista do título ...... todos sonhavam, a equipe foi eliminada do torneio.

c) A vitória naquele jogo, importante ...... a equipe disputasse o título de campeã, tornou-se o objetivo maior do técnico.

d) Diante das expressivas vitórias no campeonato, nenhum jogador entrava em campo ...... fosse aplaudido pela torcida.

e) Os jogadores ...... todos se lembram são aqueles que trouxeram grandes alegrias para a torcida.




Gabarito: 1.B 2.A 3.C 4.E 5.C 6.A


Exercícios de português, atividades para o ensino fundamental e médio, apostilas para concurso do cespe, unb, fcc, esaf, testes e questões de lingua portuguesa sobre verbos, substantivos, preposição, conectivos, crases, pronomes pessoais, concordância nominal e verbal, aulas, apostilas de lingua portuguesa e simulados.

Exercicios de Pronomes Relativos

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Exercícios com Pronomes Relativos
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Atividades Resolvidas com Pronomes Relativos. Questões de Pronomes Relativos para Concursos Públicos. Exercícios Resolvidos com Gabarito de Pronomes Relativos para Imprimir.

1. Assinale a frase em que se verifica uma transgressão ao registro culto e formal da língua no que se refere ao emprego do pronome relativo.
a) O resultado a que chegaram confirmou sua intuição.
b) Os colegas de trabalho com quem não simpatizava foram excluídos do processo.
c) Recebi o relatório de um gerente de cujo nome não me recordo.
d) São várias as reivindicações por que estão lutando os trabalhadores.
e) O funcionário o qual me referi não tem nenhuma dose de carisma.

2.Abaixo foram feitas alterações na redação da oração adjetiva no final do período "É possível utilizar a política para acelerar a aquisição de direitos e o fim do deficit de reconhecimento que as atinge" (6º parágrafo). Das alterações feitas, está INCORRETA quanto ao emprego do pronome relativo, de acordo com as normas da língua culta, a seguinte:

a) com que elas convivem.
b) de que elas se envergonham.
c) cuja existência está encoberta pelo preconceito.
d) contra o qual elas tanto lutam.
e) onde se reduz o papel da mulher na sociedade.

3. O pronome relativo que difere dos demais, nos trechos listados abaixo, quanto à função sintática, é
a) "...que aliado ao conhecimento e habilidades pode transformar-se...".
b) "...que tiverem atitude e criatividade," .
c) "...que passaram a existir." .
d) "...que ninguém está conseguindo ver." .
e) "...que duvidou e provou o contrário."

4. Em relação à regência nominal ou verbal, qual a frase em que NÃO se emprega o pronome relativo precedido de preposição?
a) O físico ______ frase sempre me recordo quebrou paradigmas com sua nova forma de pensar.
b) A conferência ______ assistimos marcou o início de uma nova etapa em nossa vida.
c) Era impossível aceitar as provocações ______ foram submetidos durante o discurso.
d) As provações ________ estamos expostos são importantes para descobrirmos novas oportunidades.
e) Os obstáculos _______ transpusemos ao longo da vida profissional nos ajudaram a atingirmos o sucesso.


5. As palavras destacadas na frase abaixo pertencem, respectivamente, as seguintes classes de palavras:
O material didático mais barato que existe na praça é o professor.
a) adjetivo; advérbio; adjetivo; conjunção; advérbio; e substantivo.
b) adjetivo; advérbio; adjetivo; pronome relativo; substantivo; e substantivo.
c) substantivo; advérbio; adjetivo; conjunção; substantivo; e substantivo.
d) adjetivo; conjunção; substantivo; pronome relativo; e advérbio.
e) adjetivo; advérbio; adjetivo; conjunção; substantivo e substantivo.

6. A respeito do emprego dos pronomes relativos, assinale a opção correta.
a) É correto colocar artigo após o pronome relativo cujo (cujo o mapa, por exemplo).
b) O relativo cujo expressa lugar, motivo pelo qual aparece no texto ligado ao substantivo mapa na expressão "cujo mapa".
c) O pronome cujo é invariável, ou seja, não apresenta flexões de gênero e número.
d) O pronome relativo quem, assim como o relativo que, tanto pode referir-se a pessoas quanto a coisas em geral.
e) O pronome relativo que admite ser substituído por o qual e suas flexões de gênero e número.


Gabarito:
1.E 2.E 3.D 4.E 5.C 6.E

Exercícios de português, atividades para o ensino fundamental e médio, apostilas para concurso do cespe, unb, fcc, esaf, testes e questões de lingua portuguesa sobre verbos, substantivos, preposição, conectivos, crases, concordância nominal e verbal, aulas, apostilas de lingua portuguesa e simulados.

Exercícios sobre pronomes e regras de acentuação

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Exercícios sobre pronomes e regras de acentuação

Prepare-se para concursos: STM, STF, Câmara dos Deputados, TRT nos cargos de técnico legislativo e judiciário.

Questões sobre pronomes de primeira e segunda pessoa, forma verbal e acentuação gráfica.

1.Em qual, dentre as frases abaixo, a forma verbal em destaque está corretamente empregada?
(A) O fogão não foi acendido até aquele momento.
(B) A invenção foi aceita de imediato.
(C) As crianças foram expulsadas da cozinha.
(D) Ele tinha limpo a cozinha depois do acidente.
(E) Ele tinha aceso o fogão pela manhã.


2.A palavra que NÃO obedece à mesma regra de acentuação de domésticas, sendo acentuada por motivo distinto do vocábulo em destaque, é
(A) plástico.
(B) difícil.
(C) obstáculo.
(D) acúmulo.
(E) protótipo.


3.Observe as sentenças abaixo.
O diretor _____ chamou para _____ dar uma boa notícia.
A inventora pediu para _____ testar o novo produto.
Todos acreditaram na história, com exceção de _____.
Os pronomes de primeira pessoa que, na sequência,
preenchem as lacunas acima corretamente são
(A) me – me – eu – mim.
(B) me – me – mim – mim.
(C) me – mim – eu – mim.
(D) mim – mim – eu – eu.
(E) mim – me – mim – eu.


Gabarito:
1.B 2.B 3.A


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Exercícios de Conjunções e Complementos das Orações

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Simulado de Português

Exercícios de Conjunções e Complementos das Orações


Exercícios de Conjunções Aditiva e Adversativas, Transitividade Verbal



01. A partir do “O Brasil merecia entre o candidato da fita-crepe e a da bexiga d'água" marque a alternativa correta.
A) Ambos os termos possuem o mesmo valor semântico.
B) O 2° termo é uma conjunção adversativa e a primeira possui o explicativo.
C) A 1ª conjunção é aditiva e a 2ª adversativa.
D) Ambas são aditivas.
E) Ambas são adversativas

02. Marque a alternativa INCORRETA de acordo com a transitividade verbal.
A) “...dando-nos uma liberdade ainda mais preciosa”
(verbo transitivo indireto)
B) “O Brasil de hoje, visto de fora, vive
único” (verbo intransitivo)
C) Na festa de Halloween, os dois fariam um favor ao País se renunciassem à disputa presidencial... (verbo transitivo Indireto)
D) Amassaram o meu país. (Verbo Intransitivo)
E) Transformaram-no numa bolinha de papel. (verbo transitivo Indireto)


03. Identifique a alternativa CORRETA.
A) De acordo com a Constituição, os analfabetos são inelegíveis e, portanto,receber votos. (conjunção explicativa)
B) Tiririca apresentou (TRE) de São Paulo destaque são respectivamente Objetos Indiretos e diretos do verbo apresentar)
C) “...ele afirma que sabe ler e escrever.” (o pronome em destaque é um termo catafórico)
D) “Essa declaração, segundo as normas legais, deve ser escrita de próprio punho.” (é um termo catafórico).
E) Vários indícios permitem levantar essa desconfiança. (Objeto indireto do verbo levantar)


Gabarito:

1.C 2.C 3.B

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Exercícios de Classificação dos Verbos e Numerais

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Classificação dos verbos e numerais - página 1

Para nível médio e superior

Exercícios de português para o vestibular e concursos públicos.
Assunto: Classificação dos Verbos e Numerais nas orações.

1. Classifique os numerais destacados nas orações.
I – Cardinal ( ) Derrubei um quarto do leite do vidro.
II – Ordinal ( ) Tenho pelo menos o dobro de sua idade.
III – Multiplicativo ( ) Comprei trezentos gramas de cogumelo.
IV – Fracionário ( ) Ele é o quadragésimo menino de rua que já acudi.


2. Marque a alternativa que a classificação dos verbos esteja correta:
VTD – Verbo transitivo direto.
VTI – Verbo transitivo indireto.
a) Todos assistimos ao espetáculo. (VTD)
b) Você ainda aspira a uma viagem ao exterior. (VTD)
c) Por que o funcionário não visou aqueles documentos? (VTD)
d) Os alunos atenderam a solicitação do diretor. (VTI)
e) O médico assiste aquele menino ferido. (VTI)


3.Complete as orações com o verbo SER no presente do indicativo.
I- Os Estados Unidos ____ uma nação poderosa.
II- Isso ____ verdadeiras maravilhas da natureza.
III- Minas Gerais ____ um estado que mexe com a imaginação.
IV- Dois quilos _____ muito pouco.
A alternativa que completa corretamente as frases são:
a) são – são – é – é
b) são – é – são – é
c) são – são – são – são
d) é – é – é – é
e) é – são – é – são


4.“A emoção acabou/Que coincidência é o amor/A nossa música nunca mais tocou.” Estes versos mostram que:
a) O eu lírico é um sonhador.
b) O eu lírico não gosta mais de música.
c) Apareceu alguém na sua vida do eu lírico.
d) O eu lírico gosta mais de ficar com os
amigos.
e) O amor acabou, por isso não há mais
música.

Gabarito:
1.A 2.C 3.A 4.E


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Matemática - Regra de Três e Conjuntos

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Exercícios de Matemática - Regra de Três e Conjuntos



Regra de Três e Conjuntos Númericos
Matemática para concursos


1.Um time de futebol recebeu várias doações de empresas: bolas, meias, camisas, toalhas, calções e apitos. Dentre o material recebido, SOMENTE são elementos do conjunto“uniforme de jogador” os itens:
(A) camisa, meias e calção.
(B) camisa, calção e bola.
(C) camisa, calção e apito.
(D) calção, camisa e toalha.
(E) calção, toalha e apito.



2.Jonas chegou à praia às 14h 48min, mas era proibido jogar bola perto do mar naquele horário. Assim que o espaço foi liberado, às 17h, ele e os amigos começaram a jogar bola. Quanto tempo Jonas esperou, desde que chegou à praia, até poder jogar?
(A) 3 horas e 48 minutos
(B) 3 horas e 12 minutos
(C) 2 horas e 48 minutos
(D) 2 horas e 12 minutos
(E) 1 hora e 12 minutos


3.O time de futebol de Pedro já está jogando há oito meses. Se considerarmos cada mês com quatro semanas e que o time participou de um jogo a cada final de semana, de quantos jogos esse time participou desde que foi formado?
(A) 12
(B) 16
(C) 32
(D) 36
(E) 48



4.Aldo tem latas de tinta pronta para uso, contendo 1 litro de tinta cada uma. Ele precisa preparar 14 recipientes com capacidade de 0,56 litros cada um. Para encher completamente em uma única vez todos os recipientes necessários, Aldo precisará utilizar, no mínimo, quantas
latas de tinta pronta?
(A) 5
(B) 6
(C) 7
(D) 8
(E) 9

5.Diva comprou 1 kg de filé mignon e pagou com uma nota de R$ 20,00. Quanto Diva receberá, em reais, de troco?
A) Uma nota de R$ 2,00 e uma moeda de R$ 0,10.
B) Uma nota de R$ 2,00 e dez moedas de R$ 0,10.
C) Duas notas de R$ 2,00 e uma moeda de R$ 0,10.
D) Três moedas de R$ 1,00 e dez moedas de R$ 0,10.
E) Três moedas de R$ 1,00 e uma moeda de R$ 0,10.


6.Ivo comprou três garrafas de vinho português. Pagou com uma nota de R$ 50,00 e, para facilitar, deu 44 centavos em moedas. Quanto Ivo recebeu de troco, em reais?
(A) 20,06
(B) 20,50
(C) 29,94
(D) 30,02
(E) 50,44


Gabarito:
1.A 2.D 3.C 4.D 5.E 6.B

Exercícios de português e matemática , atividades para o ensino fundamental e médio.

Atividades de concordância verbal e crase

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Atividades de concordância verbal e crase



1. Quanto ao emprego da forma sublinhada, está correta a
frase:
(A) A razão porque ele se absteve compete a ele
esclarecer.
(B) Sem mais nem porque, ele resolveu nos deixar.
(C) Recusou-se a nos esclarecer o por quê da sua
decisão.
(D) Que ele renunciou, todo mundo sabe, mas ninguém
sabe por quê.
(E) Ele se limita a responder apenas: – Por que sim...


2. Está correto o emprego de ambos os pronomes
sublinhados na frase:
(A) Inimigos, não os tenho; quanto aos amigos, sou-lhes
sempre reconhecido.
(B) Não lhe desamparo por nada, meu amigo, pode
confiar-me sempre.
(C) Analisando o processo, surpreendi-lhe falhas, e
ninguém lhes havia notado.
(D) Tanto o invejo a competência que me disponho a
receber-lhe todas as lições.
(E) O despeito e a calúnia, nunca as cultive; estas são
sempre desprezíveis.


3. A concordância verbal está plenamente respeitada na
frase:
(A) Não fossem pelas razões alegadas, outras haveriam
para puni-lo.
(B) Quem foi mesmo que lhes garantiram estarmos
inadimplentes?
(C) De pouca gente haveríamos de suspeitar com tantas
razões quantas as que tínhamos para suspeitar dele.
(D) Por mais que envidemos esforços, não creio que a
gente consigamos um bom resultado.
(E) Apesar de não serem muitos os seus desafetos
políticos, não lhe convêm que os subestime.


4. Quanto à ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramente
correta é:
(A) Se não puder ir amanhã à cidade, avise-me à tempo.
(B) Quando o barco ficou à deriva, coube à tripulação
emitir um sinal de socorro.
(C) Se fosse a mim, e não à ela que você devesse
dinheiro, estaríamos às boas.
(D) Pretendi, à todo custo, que ela aderisse à nossa
causa.
(E) Àquela hora da noite, era impossível chegarmos à
qualquer conclusão.


Gabarito:
1.D 2.A 3.C 4.B

Palavras relacionadas:
simulado de português sobre a ocorrência do sinal de crase

Exercícios sobre pontuação e complementos verbais

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Exercícios sobre pontuação e complementos verbais




1. O período cuja pontuação está inteiramente correta é:
(A) Sim, sem dúvida, foi ele mesmo a pessoa que a
despeito de nosso aviso, tentou burlar a fiscalização
do aeroporto.
(B) Junto àquele guichê está uma senhora, que você
deve procurar, ela pode seguramente, lhe dar as
informações que você me pede.
(C) Apesar de estar claro, neste processo, quem está
mentindo e quem está dizendo a verdade, o juiz
procederá a uma acareação.
(D) Se fosse o caso, de arrumar mais dinheiro,
poderíamos fazer uma campanha, mas não me
parece que no momento, isto seja o mais oportuno.
(E) Mal nasceu o dia, e Rita se dispôs a sair mas,
verificando o tempo pela janela temeu que
chovesse, e assim resolveu ficar em casa.





2. São complementos verbais ambos os termos sublinhados
na frase:
(A) Mostrou-se pouco disposto a colaborar conosco.
(B) É chegada a hora de a onça beber água.
(C) Não desejo nunca desconfiar de sua amizade.
(D) Deu-me razão para acreditar nele.
(E) Se crescer a dívida, não terei como pagá-la.





Gabarito:
1.C 2.D


palavras chaves: sinais pontuação portugues

Exercicios de Alfabetização para Imprimir

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Atividades de Alfabetização para Imprimir com Letras, Vogais para Desenvolver a Coordenação Motora. Tarefas para a Educação Infantil

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EXERCÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA.

Atividades de Alfabetização para Imprimir. Vogais para Imprimir para Crianças.

Exercícios de Caligrafia com Vogais para Crianças Aqui!