Exercícios de Pronomes 6o Ano - Lista 1

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Lista com Exercícios Resolvidos de Pronomes do 6o Ano (sexto) com Gabarito para o Ensino Fundamental, Médio, Superior e Concursos Públicos. Atividades de Língua Portuguesa Resolvidas de Pronome Pessoal 6º ano com Gabarito. Atividades de Pronomes de Tratamento 6o (sexto) ano com Respostas

Só Atividades Divertidas e Questões com Pronomes Pessoais para o 6o Ano (sexto ano). Exercício de Português 6o Ano com Gabarito. Tire 10 na Prova de Língua Portuguesa e Imprima os Textos!

1. O Diretor de uma escola precisa de alimentos para oferecer merenda aos alunos. Diante de tal situação, é INCORRETO afirmar que:
a) Deve ser encaminhado um ofício com todas as informações necessárias ao Superior Imediato, para as providências cabíveis.
b) O documento deverá conter data, tipo e número de expediente, seguido da sigla do órgão que o expede
c) O fecho deverá conter a fórmula Atenciosamente.
d) O endereçamento correto deverá ser: A Sua Senhoria Senhor Fulano de Tal, seguido do cargo e do endereço.
e) Como os pronomes de tratamento obrigatórios nesse tipo de correspondência são os de 2º pessoa, os verbos também deverão estar na 2º pessoa do plural, como manifestação de respeito.

Exercícios de Pronomes para o 6o Ano com Gabarito


2. Estão corretos o emprego e a posição de ambos os pronomes sublinhados na frase:
a) Muita gente diz: - Se é para eu desistir das vantagens do progresso, por que todo mundo fala bem do que é moderno?
b) Os avanços tecnológicos a que os caboclos haviam submetido-se os trouxeram também algumas desvantagens.
c) Há quem diga: - Não sei porquê tantas pessoas trocam o prazer da vida natural pelas complicações que o progresso as trazem.
d) Se cada um de nós nos preocupasse mais com a saúde, não queixaria-se mais tarde.
e) Não deve se dar ouvidos a quem nos vende a idéia de que tudo o que é novo só traz-nos benefícios.

3. Ajudamos a criar essa nova arma no intuito de impedir que os inimigos tivessem acesso antes de nós a essa nova arma. Valendo-se do emprego de pronomes, estará correta a seguinte reconstrução da frase acima:
a) Ajudamos a criar-lhe no intuito de impedir eles de acessarem antes de nós essa nova arma.
b) Ajudamos a criá-la no intuito de lhes impedir o acesso dos inimigos a essa nova arma antes de nós.
c) Ajudamo-la a criar no intuito de impedir-lhes que eles tivessem acesso à ela antes de nós.
d) Ajudamos a criá-la no intuito de impedir que eles tivessem acesso a ela antes de nós.
e) Ajudamos a criá-la no intuito de os impedir de acessar-lhe antes de nós.

Gabarito dos Exercícios de Pronomes para o 6º ano
1.e 2.a 3.d
Exercícios de Pronomes Demonstrativos com Gabarito para Concursos Aqui!

Conjunções - Exercicios Resolvidos

Relacionados: , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Exercício com Conjunções

Exercicios Resolvidos de Português sobre Conjunções

Atividade com Conjunção 1

"Porém aquele que fala, mal ou bem, sempre fala de si mesmo."
Por qual conector a conjunção destacada acima pode ser substituída sem que haja alteração de sentido?
a) Logo.
b) Pois.
c) Entretanto.
d) Porquanto.
e) Quando.

Alternativa C

Atividade com Conjunção 2

Os vocábulos em negrito estão classificados corretamente, EXCETO em
a) "... onde o velho gostava de ficar," - adjetivo
b) "... em que andava:" - pronome demonstrativo
c) "... espera que a Dosolina quer lhe falar também." (l. 10 - 11) - conjunção
d) "a cadeirona de balanço igual à outra ..." - substantivo
e) "... para os filhos os mostrarem ... " - pronome pessoal

Alternativa D

Exercícios com Conjunções 3

A idéia introduzida pela conjunção em destaque está em DESACORDO com a que vem indicada entre parênteses em:
a) "... como um cachorrinho..." - (comparação)
b) "Farei isso, pois, com os leitores." - (conclusão)
c) "Mas não tenho opção ..." - (oposição)
d) "... até que a redação do jornal me telefone..." - (lugar)
e) " 'quando já está pronto.' " - (tempo)

Alternativa D

Exercícios com Conjunções 4 / Conjunções para Concursos

Em todo o continente americano, a colonização européia
teve efeito devastador. Atingidos pelas armas, e mais ainda
pelas epidemias e por políticas de sujeição e transformação que
afetavam os mínimos aspectos de suas vidas, os povos
indígenas trataram de criar sentido em meio à devastação. Nas
primeiras décadas do século XVII, índios norte-americanos
comparavam a uma demolição aquilo que os missionários
jesuítas viam como "transformação de suas vidas pagãs e
bárbaras em uma vida civilizada e cristã." (Relações dos
jesuítas da Nova França
, 1636). No México, os índios
comparavam seu mundo revirado a uma rede esgarçada pela
invasão espanhola. A denúncia da violência da colonização,
sabemos, é contemporânea da destruição, e tem em Las Casas
seu representante mais famoso.
Posterior, e mais recente, foi a tentativa, por parte de
alguns historiadores, de abandonar uma visão eurocêntrica da
"conquista" da América, dedicando-se a retraçá-la a partir do
ponto de vista dos "vencidos", enquanto outros continuaram a
reconstituir histórias da instalação de sociedades européias em
solo americano. Antropólogos, por sua vez, buscaram nos
documentos produzidos no período colonial informações sobre
os mundos indígenas demolidos pela colonização.
A colonização do imaginário não busca nem uma coisa
nem outra.
(Adaptado de PERRONE-MOISÉS, Beatriz, Prefácio à
edição brasileira de GRUZINSKI, Serge, A colonização do
imaginário:
sociedades indígenas e ocidentalização no
México espanhol (séculos XVI-XVIII)).

É correto afirmar sobre o que está destacado (linhas 8 a 18):

a) em seu representante mais famoso, o pronome refere-se a "a denúncia da violência da colonização".
b) em retraçá-la, o pronome refere-se a "América".
c) as aspas foram utilizadas para indicar que a autora está citando as próprias palavras dos indígenas ao se referirem à visão dos jesuítas.
d) o emprego de sabemos denota que a autora dá uma informação que entende ser restrita a ela e ao escritor da obra apresentada.
e) a conjunção enquanto denota que o fato referido na oração se dá na seqüência do fato referido na oração anterior.

Veja mais questões relacionadas: Exercícios de Português Resolvidos, Atividade de Lingua Portuguesa, conjunções, ensino fundamental e médio.
Exercícios de Conjunção com Gabarito para Concursos
Exercícios de Ortografia com Gabarito

Adjetivos Pátrios Brasileiros e Danças Típicas

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Adjetivos Pátrios Brasileiros

Fotos de danças típicas das regiões brasileiras
Desenhos de Danças Típicas do Brasil para Colorir, Recortar e Imprimir. Imagem e Ilustração de Danças, Figuras de Danças do Nordeste, Sudeste, Norte, Sul, Imagens de Carnaval para Colorir, Fotos, Gravuras e Figuras de Danças Típicas para Pintar.

NORDESTE
forró, forro, danças, ritmos, do nordeste, brasil

Alagoas (AL) alagoano, alagoense
Bahia (BA) baiano, baiense
Sergipe (SE) sergipano, sergipense
Pernambuco (PE) pernambucano
Paraíba (PB) paraibano
Rio Grande do Norte (RN) potiguar, rio-grandense-do-norte, norte-rio-grandense, petiguar, pitaguar, pitiguar, pitiguara, potiguara



SUDESTE - Carnaval
carnaval, brasil, danças típicas do sudeste, fotos, sudeste, rio de janeiro
São Paulo (SP) paulista, bandeirante
Rio de Janeiro (RJ) fluminense
Minas Gerais (MG) mineiro, montanhês, geralista
Espírito Santo (ES) capixaba, espírito-santense


SUL
danças, típicas, do sul, brasil, folclore
Rio Grande do Sul (RS) gaúcho, rio-grandense-do-sul
Santa Catarina (SC) catarinense, barriga-verde (não é pejorativo)
Paraná (PR) paranaense, paranista (usado no Sul) e tingui


CENTRO-OESTE
dança, do centro-oeste, mato grosso, danças típicas
Mato Grosso do Sul (MS) mato-grossense-do-sul, sul-mato-grossense
Mato Grosso (MT) mato-grossense
Goiás (GO) goiano


NORTE
danças, do norte do brasil, Bumba meu boi, pará
Rondônia (RO) rondoniense, rondoniano
Acre (AC) acreano, acriano
Amazonas (AM) amazonense, baré
Roraima (RR) roraimense
Pará (PA) paraense, paroara, parauara (usado na Amazônia)
Amapá (AP) amapaense
Tocantins (TO) tocantinense


Veja Aqui Exercícios de Alfabetização para Crianças

Atividades de Pronomes com Gabarito

Relacionados: , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Exercício de Português

Atividades de Pronomes com Gabarito

Resolva atividades resolvidas de pronomes pessoais e demonstrativos e conquiste sua vaga no serviço público!

Exercício 1
Considerando a correlação entre os termos grifados e as indicações dos parênteses, assinale a alternativa que NÃO ESTÁ CORRETA.

* a) "[...] graças aos meios de comunicação são as pessoas, em suas casas, as que estão presentes a ela." (linhas 16-17) - (pronome adjetivo possessivo, pronome demonstrativo, pronome relativo, pronome pessoal)
* b) "E as crianças? Elas estão assistindo a tudo isso." (linha 43) - (pronome pessoal, pronome indefinido, pronome demonstrativo)
* c) "Ninguém agüenta tensões prolongadas. A humanidade está podendo se ver em cada dia." (linhas 35-36) - (pronome indefinido, pronome reflexivo, pronome demonstrativo)
* d) "Hoje ninguém idealiza nada." (linha 20) - (pronome substantivo indefinido, pronome substantivo indefinido)

Alternativa C


Exercício 2
... puxa-lhe o queixo, dá-lhe uma pancadinha no traseiro, e diz-lhe...

Considerando-se os pronomes grifados acima, está correto o que se afirma em:

a) Os três são exemplos de pronomes pessoais átonos de 3a pessoa, empregados com idêntica função sintática.
b) O antecedente comum a todos os três pronomes é ninguém triste demais da conta.
c) Nos dois últimos exemplos, identifica-se função sintática idêntica dos pronomes.
d) Nos dois primeiros exemplos, os pronomes estão empregados como possessivos, diferentemente do último, empregado como pronome pessoal.
e) Nos dois últimos exemplos, os pronomes referem-se ao garotinho que não fala nem chora e, no primeiro, ao velho gaúcho.

Alternativa D

Exercício 3
Em termos antropológicos, o jeitinho pode ser atribuído a um suposto caráter emocional do brasileiro / o que favorecia boas relações de comércio e tráfico de influência

Quanto ao emprego de pronomes pessoais, os trechos sublinhados foram corretamente reescritos em:

a) pode ser-lhes atribuído / as favorecia.
b) pode ser a ele atribuído / lhes favorecia.
c) pode ser atribuído a ele / as favorecia.
d) pode-o ser atribuído / as favorecia.
e) pode sê-lo atribuído / lhes favorecia.

Alternativa C


Exercício 4
Considere o seguinte trecho: "Nunca é demais lembrar que os conflitos são normais e até desejáveis na sociedade, pois indicam a pluralidade de visões, de desejos e projetos. O mal, portanto, não está em expressá-los, mas em suprimir a oportunidade do debate, do diálogo e do exercício da tolerância." (linhas de 31 a 36). Quanto aos aspectos gramaticais e semânticos desse trecho, assinale a alternativa correta.

a) O trecho é uma sequência narrativa.
b) O trecho é construído com dois períodos, estabelecendo adversidade do primeiro em relação ao segundo.
c) O pronome "os" em "expressá-los" pode ser substituído por lhes sem alteração de sentido e sem ferir as normas gramaticais.
d) No segundo período, há elipse do sujeito para evitar repetição desnecessária, dando maior leveza e concisão à construção.
e) Em "O mal, portanto, não está em expressá-los", o termo "mal" tem o mesmo sentido e pertence à mesma classe de palavra que "mal" na seguinte frase: Expressa-se mal o conflito.

Alternativa D
Exercícios sobre o Usos dos Pronomes Demonstrativos
Exercícios e Atividades de Pronomes com Gabarito

Pronomes Demonstrativos - Atividades com Gabarito

Relacionados: , , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Exercício de Português

Pronomes Demonstrativos e Pessoais - Atividades com Gabarito


Exercício 1
O pronome destacado NÃO indica posse na seguinte frase:
a) A brisa da madrugada tocava-lhe o corpo.
b) A expectativa mantinha-lhe o coração acordado.
c) Faltava-lhe vontade de voltar para casa.
d) O sal impregnava-lhe as roupas.

Alternativa C


Exercício 2
O uso da preposição "a" antes do pronome "quem" (L.16) é exigência da relação entre o verbo travar e a expressão "dois terços da população mundial" (L.16); mas o uso da mesma preposição antes das palavras "financiamento", "tecnologias" e "direito", todas na linha 17, é exigência da palavra "acesso" (L.17).

CERTO/ERRADO


Item Certo

Exercício 3
Observa-se o correto emprego do pronome relativo em:
a) o julgamento a que se assistiu foi transmitido via satélite.
b) eis um programa de TV cujo o assunto me interessa.
c) o escritor que me refiro nasceu e viveu no interior.
d) foi preso o procurado o qual a imprensa deu destaque.
e) esse é um medicamento onde sem ele o paciente não sobrevive.

Alternativa A

Exercicios de Interpretação de Textos - Tema: Crise de Alimentos

Relacionados: , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!





Exercícios da Prova de Português para Técnico Judiciário do TRT da 22º região.
Tema - Crise de Alimentos
.

Interpretação de Textos para Concursos


1. De acordo com o texto,

  • a) a atual crise de abastecimento do mercado mundial de grãos decorre de situação semelhante à que provocou conflitos, dois anos atrás.
  • b) a dificuldade encontrada por alguns países em vender seus produtos no mercado mundial provocou a elevação dos estoques de alimentos.
  • c) o objetivo imediato dos países produtores, em momentos de crise alimentar, passou a ser a garantia do atendimento à sua população, especialmente a mais pobre.
  • d) a existência de grandes estoques de alimentos, que garantem sua oferta, tem sido insuficiente para conter o aumento de preços no mercado mundial.
  • e) o atual aumento nas cotações de preços de alimentos se justifica pela preocupação maior com a manutenção dos estoques nos países produtores.

2. Infelizmente, esse dado não está sendo levado na devida conta.

A opinião exposta no final do texto se baseia no fato de que

  • a) a FAO, órgão da ONU voltado para os problemas de alimentação, não está exercendo seu papel controlador dos estoques mundiais, para evitar a escassez de alguns produtos.
  • b) a quebra da safra de grãos, em decorrência de fenômenos climáticos extremos em diversos países, põe em risco a oferta de alimentos à população.
  • c) as reservas mundiais de grãos seriam suficientes para suprir as necessidades da população e conter a atual alta de preços dos alimentos.
  • d) a escassez de certos alimentos, especialmente na Rússia, deu origem a movimentos de revolta popular que abalaram a credibilidade do mercado mundial.
  • e) a especulação com estoques de alimentos, embora tenha proporcionado alta de preços, poderia garantir a oferta de grãos no mercado mundial.

3. Considerando-se o texto:

  • a) Regimes políticos em países assolados por graves fenômenos climáticos são incapazes de conter a revolta da população afetada pela alta nos alimentos.
  • b) O assunto se desenvolve a partir da comparação entre situações de crise na oferta de alimentos: uma anterior, em 2008, e outra, no momento atual.
  • c) O autor se preocupa, principalmente, em apontar as catástrofes climáticas ocorridas em várias regiões como responsáveis pela crise atual na oferta de alimentos.
  • d) O órgão da Organização das Nações Unidas voltado para a agricultura parece ser o único responsável pela manutenção dos estoques de alimentos no mundo todo.
  • e) Em razão do aumento da população dos países mais pobres, houve maior consumo de alimentos, fato que provocou escassez de alguns produtos básicos.
4. Um título adequado para o texto, redigido com correção, está em:

  • a) Catástrofes climáticas vem comprometer estoques mundiais de alimentos.
  • b) Investimentos na agricultura é reduzida por conta da crise financeira mundial.
  • c) Países asiáticos, além da Rússia, decide suspender exportações de trigo.
  • d) Protestos em vários países contra escassez agita população pobre.
  • e) Risco de crise de alimentos em nível mundial preocupa a FAO.

5. Preocupada com a ameaça de repetição da crise alimentar que provocou conflitos em várias partes do mundo em 2008, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) convocou uma reunião de emergência, em Roma.

Entre as informações presentes na afirmativa inicial do texto há relação, respectivamente, de

  • a) finalidade e conclusão.
  • b) tempo e consequência.
  • c) explicação e finalidade.
  • d) causa e consequência.
  • e) tempo e conclusão.

Gabarito:
1.D 2. C 3.B 4.E 5.D

Resolva questões de interpretação de texto para concursos aqui e seja aprovado!

Atividades de análise textual
lingua portuguesa para o ensino fundamental e médio
lições para concursos

Exercícios de português

atividades para o ensino fundamental e médio
apostilas para concurso do cespe, unb, fcc, esaf, testes
questões de lingua portuguesa sobre verbos, substantivos e preposição.


Exercícios sobre períodos e metáfora

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Exercícios sobre períodos e metáfora



1. A realidade é constituída por contrastes e também por semelhanças. A metáfora é uma das formas de estabelecimento de semelhanças por comparações. Qual das sentenças do Texto I, indicadas abaixo, apresenta uma metáfora?

a) "sabe-se lá por que arcaico crime por eles cometido." (L. 2-3)
b) "O insone é um imortal de olheiras." (L. 13-14)
c) "O momento mais temido pelo insone, (...) é a hora de ficar a sós..." (L. 16-17/20)
d) "Escolhia um filme desinteressante..." (L. 36-37)
e) "um murmúrio indiscernível," (L. 40)

2. A sentença em que as palavras "por que" têm o mesmo sentido com mesmo emprego de "sabe-se lá por que arcaico crime..." (L. 2) é

a) Este é o lugar por que andou para chegar ao hotel.
b) Por que a insônia é um problema crônico.
c) Os autores lutam por que os direitos autorais lhes sejam pagos corretamente.
d) Por que ler antes de dormir.
e) Por que habilidade ele se destacou em sua carreira?

3. Em qual dos períodos abaixo temos uma relação causal?
a) "E, como o vampiro, o insone também é uma espécie de imortal." (Texto I, L. 5-6)
b) "como em todo sistema, nesse também há alguns pontos críticos." (Texto I, L. 15-16)
c) "Quando me perguntam como é que pode, faço cara de fenômeno..." (Texto II, L. 19-20)
d) "Como faço a sesta todo dia, estou bem," (Texto II, L. 30-31)
e) "Quem puder, faça como eu," (Texto II, L. 42)




Gabarito:
1.b 2.e 3.d



Exercícios de português, exercícios sobre períodos, atividades para o ensino fundamental e médio, apostilas para concurso do cespe, unb, fcc, esaf, testes e questões de lingua portuguesa sobre verbos, substantivos, preposição, conectivos, crases, pronomes, metáfora, e colocação pronominal, concordância nominal e verbal, aulas, apostilas de lingua portuguesa e simulados.