Tema - Crise de Alimentos.
Interpretação de Textos para Concursos
1. De acordo com o texto,
- a) a atual crise de abastecimento do mercado mundial de grãos decorre de situação semelhante à que provocou conflitos, dois anos atrás.
- b) a dificuldade encontrada por alguns países em vender seus produtos no mercado mundial provocou a elevação dos estoques de alimentos.
- c) o objetivo imediato dos países produtores, em momentos de crise alimentar, passou a ser a garantia do atendimento à sua população, especialmente a mais pobre.
- d) a existência de grandes estoques de alimentos, que garantem sua oferta, tem sido insuficiente para conter o aumento de preços no mercado mundial.
- e) o atual aumento nas cotações de preços de alimentos se justifica pela preocupação maior com a manutenção dos estoques nos países produtores.
2. Infelizmente, esse dado não está sendo levado na devida conta.
A opinião exposta no final do texto se baseia no fato de que
- a) a FAO, órgão da ONU voltado para os problemas de alimentação, não está exercendo seu papel controlador dos estoques mundiais, para evitar a escassez de alguns produtos.
- b) a quebra da safra de grãos, em decorrência de fenômenos climáticos extremos em diversos países, põe em risco a oferta de alimentos à população.
- c) as reservas mundiais de grãos seriam suficientes para suprir as necessidades da população e conter a atual alta de preços dos alimentos.
- d) a escassez de certos alimentos, especialmente na Rússia, deu origem a movimentos de revolta popular que abalaram a credibilidade do mercado mundial.
- e) a especulação com estoques de alimentos, embora tenha proporcionado alta de preços, poderia garantir a oferta de grãos no mercado mundial.
3. Considerando-se o texto:
- a) Regimes políticos em países assolados por graves fenômenos climáticos são incapazes de conter a revolta da população afetada pela alta nos alimentos.
- b) O assunto se desenvolve a partir da comparação entre situações de crise na oferta de alimentos: uma anterior, em 2008, e outra, no momento atual.
- c) O autor se preocupa, principalmente, em apontar as catástrofes climáticas ocorridas em várias regiões como responsáveis pela crise atual na oferta de alimentos.
- d) O órgão da Organização das Nações Unidas voltado para a agricultura parece ser o único responsável pela manutenção dos estoques de alimentos no mundo todo.
- e) Em razão do aumento da população dos países mais pobres, houve maior consumo de alimentos, fato que provocou escassez de alguns produtos básicos.
- a) Catástrofes climáticas vem comprometer estoques mundiais de alimentos.
- b) Investimentos na agricultura é reduzida por conta da crise financeira mundial.
- c) Países asiáticos, além da Rússia, decide suspender exportações de trigo.
- d) Protestos em vários países contra escassez agita população pobre.
- e) Risco de crise de alimentos em nível mundial preocupa a FAO.
5. Preocupada com a ameaça de repetição da crise alimentar que provocou conflitos em várias partes do mundo em 2008, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) convocou uma reunião de emergência, em Roma.
Entre as informações presentes na afirmativa inicial do texto há relação, respectivamente, de
- a) finalidade e conclusão.
- b) tempo e consequência.
- c) explicação e finalidade.
- d) causa e consequência.
- e) tempo e conclusão.
Gabarito:
1.D 2. C 3.B 4.E 5.D
Resolva questões de interpretação de texto para concursos aqui e seja aprovado!
Atividades de análise textual
lingua portuguesa para o ensino fundamental e médio
lições para concursos
Exercícios de português
atividades para o ensino fundamental e médio
apostilas para concurso do cespe, unb, fcc, esaf, testes
questões de lingua portuguesa sobre verbos, substantivos e preposição.