Exercício com Conjunções
Exercicios Resolvidos de Português sobre Conjunções
Atividade com Conjunção 1
"Porém aquele que fala, mal ou bem, sempre fala de si mesmo."Por qual conector a conjunção destacada acima pode ser substituída sem que haja alteração de sentido?
a) Logo.
b) Pois.
c) Entretanto.
d) Porquanto.
e) Quando.
Alternativa C
Atividade com Conjunção 2
Os vocábulos em negrito estão classificados corretamente, EXCETO ema) "... onde o velho gostava de ficar," - adjetivo
b) "... em que andava:" - pronome demonstrativo
c) "... espera que a Dosolina quer lhe falar também." (l. 10 - 11) - conjunção
d) "a cadeirona de balanço igual à outra ..." - substantivo
e) "... para os filhos os mostrarem ... " - pronome pessoal
Alternativa D
Exercícios com Conjunções 3
A idéia introduzida pela conjunção em destaque está em DESACORDO com a que vem indicada entre parênteses em:a) "... como um cachorrinho..." - (comparação)
b) "Farei isso, pois, com os leitores." - (conclusão)
c) "Mas não tenho opção ..." - (oposição)
d) "... até que a redação do jornal me telefone..." - (lugar)
e) " 'quando já está pronto.' " - (tempo)
Alternativa D
Exercícios com Conjunções 4 / Conjunções para Concursos
Em todo o continente americano, a colonização européiateve efeito devastador. Atingidos pelas armas, e mais ainda
pelas epidemias e por políticas de sujeição e transformação que
afetavam os mínimos aspectos de suas vidas, os povos
indígenas trataram de criar sentido em meio à devastação. Nas
primeiras décadas do século XVII, índios norte-americanos
comparavam a uma demolição aquilo que os missionários
jesuítas viam como "transformação de suas vidas pagãs e
bárbaras em uma vida civilizada e cristã." (Relações dos
jesuítas da Nova França, 1636). No México, os índios
comparavam seu mundo revirado a uma rede esgarçada pela
invasão espanhola. A denúncia da violência da colonização,
sabemos, é contemporânea da destruição, e tem em Las Casas
seu representante mais famoso.
Posterior, e mais recente, foi a tentativa, por parte de
alguns historiadores, de abandonar uma visão eurocêntrica da
"conquista" da América, dedicando-se a retraçá-la a partir do
ponto de vista dos "vencidos", enquanto outros continuaram a
reconstituir histórias da instalação de sociedades européias em
solo americano. Antropólogos, por sua vez, buscaram nos
documentos produzidos no período colonial informações sobre
os mundos indígenas demolidos pela colonização.
A colonização do imaginário não busca nem uma coisa
nem outra.
(Adaptado de PERRONE-MOISÉS, Beatriz, Prefácio à
edição brasileira de GRUZINSKI, Serge, A colonização do
imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no
México espanhol (séculos XVI-XVIII)).
É correto afirmar sobre o que está destacado (linhas 8 a 18):
a) em seu representante mais famoso, o pronome refere-se a "a denúncia da violência da colonização".b) em retraçá-la, o pronome refere-se a "América".
c) as aspas foram utilizadas para indicar que a autora está citando as próprias palavras dos indígenas ao se referirem à visão dos jesuítas.
d) o emprego de sabemos denota que a autora dá uma informação que entende ser restrita a ela e ao escritor da obra apresentada.
e) a conjunção enquanto denota que o fato referido na oração se dá na seqüência do fato referido na oração anterior.
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