Vocativo

Relacionados: , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

O vocativo é um termo acessório da oração que tem como função chamar o receptor ou interlocutor, seja real ou imaginário. É o vocativo um termo que aparece fora da oração acompanhado por vírgula e não pertence nem ao sujeito nem ao predicado.

Tem a função de apóstrofe, figura de linguagem utilizada para evocar entidades e coisas personificadas principalmente em orações. Em textos, a apóstrofe bloqueia a linha de pensamento no diálogo. Ela é muito utilizada como um recurso de oratória em discursos políticos "Meu povo de Mata Grande!!!", pois dá a noção aos eleitores de que o discurso dirigi-se diretamente a si. A apóstrofe é uma característica do discurso direto e é frequentemente utilizada em poesias líricas e épicas.

Exemplos de Apóstrofes:
"Avé Maria", "Pai Nosso, que estais no céu", "Tende piedade de mim, Senhor".
O vocativo é também um elemento da comunicação, e aparece na função conativa ou apelativa da linguagem para evidenciar e direcionar o texto ao leitor. Documentos oficiais como em memorandos e ofícios costumam utilizá-lo em comunicações dirigidas à autoridades no papel de pronome de tratamento indicando Títulos ou Cargos: "Excelentíssimo Senhor Presidente", "Senhor Governador".

Não confundir vocativo com aposto, pois este tem a função de esclarecer/determinar coisa ou pessoa. Lembre-se ele tem função apelativa e esclarece o receptor da mensagem correspondendo o nome do ser a quem se dirige a mensagem. Observe em textos que o vocativo sempre vem acompanhado de vírgula. É uma característica que facilita a sua identificação na resolução de um exercício ou na leitura de um texto podendo vir no começo, meio e fim da frase.


Sintaticamente o vocativo não mantém relação com a oração e pode vir com ponto de exclamação quando é necessário impor autoridade no chamamento.
"João! João! Vá para a casa, João!"

Exemplo de vocativo

Exemplo de Vocativo empregado na Charge


Na fala "calma, gente", a palavra gente representa o vocativo, pois é a ele que a fala é direcionada.