Governo de Lênin - Resumo

Relacionados:
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

imagem da revolução russa, revolução liderada por stalinResumo de História sobre O Governo de Lênin. Resumos para Atividades de História sobre a Revolução Russa e suas Medidas Adotadas.

Pontos Principais no Governo de Lênin

Confronto com o Exército Branco mobilizado pelas antigas classes dominantes (senhores de terra, grandes empresários, generais do exército czarista) e com o Exército Vermelho comandado por Trotsky. O Exército Vermelho ganha a Guerra Civil e estabelece um novo governo com as seguintes profundas medidas:
. Estatizou as fábricas, estradas de ferro, bancos e confiscou os bens da Igreja. Grandes propriedades foram expropriadas e entregues aos camponeses (proletariado).
. Burocratas do Governo ocuparam cargos nas fábricas estatizadas e a Imprensa era controlada diretamente pelo Governo.



Medidas Adotadas no Governo de Lênin

revolução russa de 1917

Os partidos políticos foram postos na ilegalidade, a liberdade de discussão no interior dos partidos comunistas foram restringidas e os contrários ao novo regime adotado presos.
Stalin passou a disputar com Trotsky a liderança da União Soviética. Eles possuíam opiniões contrárias a respeito das idéias adotadas pela Revolução Russa. Stalin acreditava que a Revolução deveria ser consolidada primeiramente no próprio país, que tinha a seu serviço a burocracia do estado e do partido; enquanto Trotsky acreditava que a revolução socialista deveria ser expandida para outros países como forma de garantir a sobrevivência do socialismo na União Soviética. No sistema comunista de produção as agências do governo estão envolvidas no planejamento da produção.


foto de stalin na mesa

Stalin dominou o país com “mão de ferro” e impulsionou a industrialização da Rússia por meio dos planos qüinqüenais. Os planos qüinqüenais foram as principais ações do governo para o impulso da economia industrial e agrícola. A auto-suficiência da URSS era um dos principais objetivos de Stalin ter posto os planos qüinqüenais em ação. Stalin tentou construir a União Soviética em uma nação industrializada rapidamente através do uso do planejamento central e de seus planos de cinco anos.



O 1º Plano Quinquenal

O primeiro plano quinquenal modificou o sistema de produção agrícola, que foi distribuído para a produção e o uso por todos através da criação do denominado kolkhozes, que eram as associações de camponeses. No primeiro plano qüinqüenal, as terras já propriedades do estado (sovkhozes) foram entregues aos camponeses.
O 2º Plano Quinquenal
No segundo plano qüinqüenal, a indústria de base crescera sete vezes em relação ao ano de 1928 devido à prioridade do governo em investir nas indústrias desse setor e a indústria de bens de consumo crescera cerca de quatro vezes.
O 3º Plano Quinquenal
O terceiro plano qüinqüenal visava desenvolver a indústria especializada, com destaque à indústria química, entretanto não pode ser executado graças a explosão da Segunda Guerra Mundial.