Dois Pontos - Pontuação

Relacionados: , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

A pontuação é sempre algo muito complicado. A primeira coisa importante é que as pessoas falam que basta haver pausa que se deve colocar vírgula, mas pontuação é muito mais que isso. A pontuação é algo ligado à sintaxe, ou seja, a estrutura do texto, como o texto se organiza. Na verdade quando você tem períodos mais longos é mais difícil pontuar. Nesse post eu vou falar especificamente sobre o uso do ponto e do dois pontos. Vamos analisar primeiramente qual é a diferença significativa.

Para começar existem três tipos de pontos, existe o ponto que chamamos de ponto abreviativo, esse na verdade não nos interessa, pois é aquele usado na abreviatura ("Dr. Paulo Costa") e existem dois pontos que nos interessam, o ponto final que também é conhecido como ponto continuativo - você continua escrevendo na mesma linha e o ponto parágrafo, aquele que aparece quando você troca o assunto, ou seja, muda a idéia.

Os Dois Pontos servem para você continuar alguma coisa, ou seja, você introduz uma pergunta ("Mariana perguntou: O que nós podemos fazer por isso?") repare que a pergunta "que nós podemos fazer por isso" é a continuação daquele verbo inicial que a introduziu, que poderia construir o texto de outra maneira, mas com os dois pontos nós fazemos o texto ficar mais simples de compreender.

Usos dos dois pontos

Citação
Outro detalhe interessante é que você pode utilizar os dois pontos para uma citação ("E então o presidente disse: Não me mande relatórios longos, eu não leio"). Nós temos vários usos para os dois pontos, todos eles, porém indicam que a idéia que vem em seguida é na verdade uma continuação da anterior; o ponto final não segue essa regra, pois ele encerra um período ("Hoje, parece que ainda vai chover. O céu esta carregado."). O ponto final trabalha com idéias completas.