O que é Aurora Austral e Boreal

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

imagem da aurora boreal no brasil, fenômeno da aurora boreal e austral, fenômenos da naturezaSaiba o que é Aurora Austral e Boreal, A Aurora Boreal no Brasil. Como Ocorre esse Fenômeno e Os Países Onde é Mais Fácil Presenciar essa Beleza da Natureza.

A Aurora Boreal é um fenômeno interessante que ocorre na Terra quando grandes quantidades de partículas com cargas elétricas (elétrons) entram em alta velocidade na camada atmosférica terrestre. Os gases presentes na atmosfera sofrem a colisão provocada pelas partículas elétricas, em decorrência disso eles emitem luzes de diferentes cores. As inúmeras cores que eles refletem são decorrentes das composições dos gases da camada atmosférica. O nitrogênio e o oxigênio provocam o aparecimento da cor vermelha, mas podem provocar o aparecimento da luz amarelo-esverdeado e da cor azul, a cor azul e violeta aparecem mais no choque das partículas com o nitrogênio. A origem das partículas elétricas que se chocam com a camada atmosférica é o sol, uma boa parte delas é presa pela camada magnética da terra.

imagem da aurora boreal na cor rosa

A aurora boreal é conhecida por esse nome no Hemisfério Norte, no Hemisfério Sul é conhecida como aurora austral. A palavra Aurora vem de uma deusa romana que representa o amanhecer.

Onde ocorre a Aurora Boreal e Austral?


aurora boreal no canadá, país do hemisfério norte, imagemEla acontece, especialmente, em regiões polares. Regiões como o Norte da Escandinávia, Extremo Sul da Groenlândia, Norte da Islândia, Norte do Canadá, Norte do Alasca e ao longo da Costa Norte da Sibéria. O norte da Noruega é muito visitado por causa da acessibilidade de se chegar lá e o inverno mais ameno do que nos outros países. Esse fenômeno não é exclusivo do hemisfério norte, no hemisfério sul em regiões como o sul da Austrália e Sul da Nova Zelândia é possível ver a Aurora Boreal, mas com pouca nitidez.



Ela é facilmente visualizada à noite no inverno, mas ocorre o ano inteiro. Quando a noite é clara e muito estrelada é quase impossível de ver a aurora boreal. Os meses mais indicados para visualizar esse fenômeno da natureza tão bonito é do início de setembro até o meados de abril. A maioria das auroras boreais ocorre entre 90-150 km acima do solo.



A Aurora Boreal já ocorreu uma vez no Brasil quando ventos solares com partículas elétricas entrou na camada atmosférica do Brasil, e foi facilmente vista no período da madrugada em algumas regiões do Brasil.




Veja um Vídeo da Aurora Boreal