Gestão de Documentos - Concurso BNDES

Relacionados: , , ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Questões de Gestão de Documentos para o Concurso do BNDES com Gabarito

3 exercícios de gestão de documentos(arquivologia) selecionados das melhores bancas de concursos do país para o concurso de técnico em arquivo do BNDES. Atenção as questões sobre ciclo de vida dos documentos ou teoria das três idades!

1. Em relação à terminologia aplicada em Arquivologia, analise os conceitos a seguir:
I. Princípio da proveniência: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.
II. Princípio da pertinência: os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a classificação original. Também chamado princípio temático.
III. Princípio do respeito à ordem original: o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

Assinale
a) se apenas os conceitos I e II estiverem corretos.
b) se apenas os conceitos II e III estiverem corretos.
c) se apenas os conceitos I e III estiverem corretos.
d) se todos os conceitos estiverem corretos.
e) se nenhum conceito estiver correto.

2. A respeito do ciclo de vida dos documentos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os arquivos de primeira idade, também chamados de arquivos correntes, são constituídos de documentos consultados frequentemente.
II. Os arquivos de segunda idade, também chamados de históricos, são constituídos de documentos que perderam sua natureza administrativa.
III. Os arquivos de terceira idade, também chamados de intermediários, são constituídos de documentos que serão eliminados por não apresentarem mais utilidade para a instituição.

Assinale
a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
d) se nenhuma afirmativa estiver correta.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.


3. Em instituições públicas, é muito utilizado um sistema de organização de arquivos conhecido como “teoria das três idades”, em que o documento é controlado desde a sua produção, passando por três etapas distintas de arquivamento. Nesse sistema, um documento que é objeto de interesse e de consultas, e cujos assuntos já tenham sido respondidos ou solucionados, será encaminhado à etapa de arquivo:

a) temporário
b) corrente
c) inativo
d) permanente




Gabarito:1.D 2.A 3.A