Filhos Superdotados - Como Lidar e Desenvolver suas Habilidades

Relacionados: ,
Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

Filhos Superdotados - Como Lidar e Desenvolver suas Habilidades


filhos superdotados, menino estudando, criança lendo um livro, criança escrevendo
Filhos Superdotados

Os grandes gênios da ciência têm algo em comum, são os traços de superdotação.

Saber que o filho é superdotado é um motivo de orgulho para os pais, mas os pais devem dar uma atenção maior aos seus filhos com habilidades extraordinárias.

Os principais traços de uma criança superdotada são alto grau de curiosidade, boa memória, facilidade de aprendizagem e criatividade.


família, família reunida com seus filhos Família
As crianças superdotadas conseguem ler e dominar um texto de nível científico, fazer cálculos matemáticos rapidamente e tocar piano com maestria.

Essas características são divididas em tipos de inteligência que são lógica, espacial e linguística. A Lógica-Matemática que é o raciocínio, Espacial trata-se da organização de objetos e padrões e linguística trata-se da facilidade para a escrita.

As crianças superdotadas podem sofrer preconceito na escola devido às suas habilidades. Existem muitas escolas que não aceitam filhos com superdotação, pois eles sabem demais para a sua idade.

Os profissionais de educação devem ser capacitados para trabalhar com crianças com altas habilidades. Esses profissionais devem estimular as habilidades das crianças com exercícios de nível maior e outras atividades relacionadas.

Identifique se seu filho é criativo, é dedicado a algo e lide com isso. Não force a barra com seus filhos. Procure verificar quais os interesses dos seus filhos.

professor, Professor Ensinando na Sala de Aula

Professor Ensinando na Sala de Aula

Os professores podem colaborar fazendo um ensino individualizado com exercícios, porque a criança já sabe daquilo que está sendo dado em aula.

O preconceito na escola por parte dos amiguinhos é comum entre crianças superdotadas, dificilmente um aluno superdotado encontre um par intelectual e acaba ficando isolado na sala de aula.

Uma forma de contornar esses problemas é conversar com o seu filho dizendo que a criança têm um talento especial, mas ela não deixa de ser criança e que ela deve estar integrada ao grupo dela.