Pesquisa personalizada

Atividades de Pronomes com Gabarito

Relacionados: , ,
Concurso Anatel - Nível Médio R$4800

Exercício de Português

Atividades de Pronomes com Gabarito

Resolva atividades resolvidas de pronomes pessoais e demonstrativos e conquiste sua vaga no serviço público!

Exercício 1
Considerando a correlação entre os termos grifados e as indicações dos parênteses, assinale a alternativa que NÃO ESTÁ CORRETA.

* a) "[...] graças aos meios de comunicação são as pessoas, em suas casas, as que estão presentes a ela." (linhas 16-17) - (pronome adjetivo possessivo, pronome demonstrativo, pronome relativo, pronome pessoal)
* b) "E as crianças? Elas estão assistindo a tudo isso." (linha 43) - (pronome pessoal, pronome indefinido, pronome demonstrativo)
* c) "Ninguém agüenta tensões prolongadas. A humanidade está podendo se ver em cada dia." (linhas 35-36) - (pronome indefinido, pronome reflexivo, pronome demonstrativo)
* d) "Hoje ninguém idealiza nada." (linha 20) - (pronome substantivo indefinido, pronome substantivo indefinido)

Alternativa C


Exercício 2
... puxa-lhe o queixo, dá-lhe uma pancadinha no traseiro, e diz-lhe...

Considerando-se os pronomes grifados acima, está correto o que se afirma em:

a) Os três são exemplos de pronomes pessoais átonos de 3a pessoa, empregados com idêntica função sintática.
b) O antecedente comum a todos os três pronomes é ninguém triste demais da conta.
c) Nos dois últimos exemplos, identifica-se função sintática idêntica dos pronomes.
d) Nos dois primeiros exemplos, os pronomes estão empregados como possessivos, diferentemente do último, empregado como pronome pessoal.
e) Nos dois últimos exemplos, os pronomes referem-se ao garotinho que não fala nem chora e, no primeiro, ao velho gaúcho.

Alternativa D

Exercício 3
Em termos antropológicos, o jeitinho pode ser atribuído a um suposto caráter emocional do brasileiro / o que favorecia boas relações de comércio e tráfico de influência

Quanto ao emprego de pronomes pessoais, os trechos sublinhados foram corretamente reescritos em:

a) pode ser-lhes atribuído / as favorecia.
b) pode ser a ele atribuído / lhes favorecia.
c) pode ser atribuído a ele / as favorecia.
d) pode-o ser atribuído / as favorecia.
e) pode sê-lo atribuído / lhes favorecia.

Alternativa C


Exercício 4
Considere o seguinte trecho: "Nunca é demais lembrar que os conflitos são normais e até desejáveis na sociedade, pois indicam a pluralidade de visões, de desejos e projetos. O mal, portanto, não está em expressá-los, mas em suprimir a oportunidade do debate, do diálogo e do exercício da tolerância." (linhas de 31 a 36). Quanto aos aspectos gramaticais e semânticos desse trecho, assinale a alternativa correta.

a) O trecho é uma sequência narrativa.
b) O trecho é construído com dois períodos, estabelecendo adversidade do primeiro em relação ao segundo.
c) O pronome "os" em "expressá-los" pode ser substituído por lhes sem alteração de sentido e sem ferir as normas gramaticais.
d) No segundo período, há elipse do sujeito para evitar repetição desnecessária, dando maior leveza e concisão à construção.
e) Em "O mal, portanto, não está em expressá-los", o termo "mal" tem o mesmo sentido e pertence à mesma classe de palavra que "mal" na seguinte frase: Expressa-se mal o conflito.

Alternativa D
Exercícios sobre o Usos dos Pronomes Demonstrativos
Exercícios e Atividades de Pronomes com Gabarito

Bate Papo

Envie Oi Torpedos