Usos mais comuns da crase na língua portuguesa

Concurso Banco do Brasil - Nível Médio R$2.718
Dicas Inéditas para Passar no ENEM 2020!!!

À ou a...? Um assunto que chama muita atenção na língua portuguesa é o uso da crase. O uso facultativo e obrigatório é altamente exigido em concursos públicos e provas de vestibulares. É importante conhecer suas regras e, portanto, iremos fazer um breve resumo da utilização na norma culta da língua portuguesa, entenderemos a necessidade do emprego nos textos, para que possamos desenvolver um texto harmônico e coerente, além disso, iremos abordar alguns exemplos para fixação do assunto.

Para entendermos a utilização da crase nos textos, necessitamos entender a subordinação ou a regência - relação de dependência, dos termos numa frase. Identificar os termos regentes e regidos e que estão atrelado à estrutura da frase. Em uma oração, os termos em que se admite crase são o objeto indireto, complemento nominal, e adjunto adverbial.

Chama-se de termo regente ou subordinante, o termo que exige a preposição a.  O termo regido ou subordinado admite o artigo definido "a", ou um pronome demonstrativo iniciado com a letra "a", por exemplo: Aquele(s), Aquela(s), Aquilo. Abaixo temos exemplos de frases com a aplicação dos termos regente e regido nas orações.

- Eu brinquei com ela.
- Ela gosta dele.
- Eles foram à praia.

No primeiro caso, o verbo "brincar" na função de verbo transitivo indireto exige a preposição "com" acompanhada do substantivo "ela", ou seja, não temos a utilização de crase.
Porém, no terceiro caso, o verbo "foi" exige o acompanhamento da preposição "a" + a (artigo) praia.

Utilização da Crase nas Frases


Exigi-se crase quando:

Estamos diante da utilização dos pronomes demonstrativos (aquele, aquela, aquilo) e suas flexões. Não deve ser empregada a crase junto aos pronomes demonstrativos (isso, isto, estes, estas, esses, essas).

Exemplos:

- Eu me refiro àquela minissérie que foi apresentada no ano passado.
- Fazia referência àquele cidadão


Nas locuções à maneira de, à moda de, à semelhança de:

- Estava vestida à Channel.
- Ele cantou à la Roberto Carlos.
- Às catorze, esteja lá em casa.

Em locuções adverbiais femininas:
Chamamos de locuções adverbais femininas, uma expressão formada por uma ou mais palavras que, juntas, têm a função de advérbio. O caso de crase ocorre quando as locuções adverbias femininas são iniciadas com a preposição "a".

- À noite, chegamos da praia.
- Ele saiu às pressas.

Em locuções conjuntivas proporcionais:

É chamada de locução conjuntiva proporcional, duas ou mais palavras que juntas têm o mesmo valor de conjunção.

- À proporção que chovia, mais congestionado o trânsito ficava.
- Produção de feijão aumenta, à medida que os agricultores expandem a área.