Salário Inicial em Engenharia de Petróleo

Salário Inicial em Engenharia de Petróleo


engenheiro do petróleo em plataforma petrolífera offshore
Engenheiro do Petróleo
A grande demanda por formandos em engenharia de petróleo devido ao impulso que indústria petrolífera recebeu nos últimos anos inflou os salários dos engenheiros da área. Técnicos e Auxiliares da área petrolífera tiveram aumentos expressivos em sua conta bancária.

exploração de petróleo em plataforma petrolífera offshore
Exploração de Petróleo

A remuneração é generosa. O salário inicial para os formandos em engenharia de petróleo varia conforme a região de atuação. No Rio de Janeiro, alguns cargos para engenheiro do petróleo pagam R$12000 de salário inicial, a grande parte desses para trabalhos off-shore.
Em geral, os salários iniciais para engenheiros do petróleo variam entre R$3500 a 6000 reais com carga horária de 6 horas diárias.


Foto de Plataforma de Petróleo Offshore
Plataforma de Petróleo

Mas para obter salário ainda melhores é preciso estudar muito. A grade curricular do curso de engenharia de petróleo abrange as matérias de Cálculo 1, 2, 3 e 4, Física, Química, Geologia do Petróleo, Geometria, Estatística, Mecânica e Álgebra. As matérias específicas do curso somente aparecem após o terceiro ano, as principais disciplinas específicas são Técnicas de Exploração e Refino do Petróleo, Ciências dos Materiais, Métodos de Elevação, Prospecção e Engenharia de Reservatório.


Plataforma Petrolífera
Plataforma Petrolífera

Na Universidade do Rio de Janeiro, o curso de engenharia de petróleo é um dos mais concorridos, disputando espaço com cursos tradicionais como Medicina e Direito.