Pesquisa personalizada

Povos Bárbaros Exercícios de História

Relacionados: ,
Concurso Anatel - Nível Médio R$4800

Exercícios sobre os Povos Bárbaros na Europa. Atividade de História sobre os Povos Vikings para Alunos do Ensino Médio e Fundamental. Questões de História sobre os Povos Bárbaros e Invasões Germânicas.

Guerreiro Viking, Povos Bárbaros, Invasão Germânica



1) O que significa “bárbaros”?
Resposta:  Para os romanos, bárbaros eram todos os povos que viviam do lado de fora das fronteiras do império e não falavam o latim.

2) Descreva como se deram nos três primeiros séculos da era cristã as relações entre os povos germânicos e os romanos?
Resposta: Os primeiros grupos agiram de forma pacífica, mas essa relação foi se alterando através de sucessivas e violentas invasões ocorridas a partir do século IV.  Essas invasões foram motivadas principalmente pelos hunos.

3) Como ocorreram as invasões germânicas e quais foram as suas causas?
Resposta: Os hunos passaram a percorrer as regiões ocupadas pelos povos germânicos, empurrando mais para dentro das fronteiras, ou seja, aumentou ainda mais a ruralização da sociedade.

4) Como as invasões bárbaras modificaram as estruturas da sociedade e do mapa europeu?
Resposta: Os vários povos invasores foram aos poucos organizando suas sociedades. Muitas delas com um rei e certa estrutura administrativa, se transformariam em reinos independentes.  A relação com os povos invadidos e ocorreu uma mistura entre a cultura romana e os povos germânicos. Com isso, os centros populacionais se alteraram.

5) Qual foi a relação entre os bárbaros e o cristianismo?
Resposta: A tradição cristã surgida durante o Império Romano tornou-se ao longo do tempo elemento de coesão social.
povos bárbaros, povos da antiguidade, desenho de vikings

6) Como era organizado o povo bárbaro?
Resposta:  Sua organização política se dava através dos laços de família. Nestas famílias, o pai possuía posição central, ou seja, uma família patriarcal.

Bate Papo

Envie Oi Torpedos